Quem sou eu

Minha foto
Imperatriz, Maranhão, Brazil
Sou estudante do último ano de Matemática da Universidade Estadual do Maranhão, também curso o primeiro semestre de Pós-graduação em Estatística, além de ter fomação técnica em Eletrotécnico. Atualmente, trabalho como professor de matemática para ensino fundamental e médio, além de ministrar aulas de Matemática Comercial e Financeira, Estatística, Eletricidade, Desenho Técnico e NR10 para cursos Técnicos como Eletrotécnico, Contabilidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Enfermagem (com Bio-estatística). Paralelo a esses trabalhos também realizo palestras na área de Lógica aplicada às ciências...

domingo, 2 de agosto de 2009

Jogo de sinais - DICAS E MACETES

É comum os alunos chegarem no Ensino médio, ou até mesmo no Ensino Superior, sem saber uilizar as regras de jogos de sinais com Número Inteiros. Para você que tem grandes dores de cabeça com essas regras simples aí vai algumas dicas e macetes:
1 - NA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO:
Utilize a REGRA DO TENHO E DEVO: Se o número for negativo você DEVE, se o número for positivo você TEM. Ex.
a) 4 + 9 = + 13. Veja que 4 está positivo (você tem 4) e o 9 também está positivo (você tem 9), então no total você têm 13. Assim o sinal do 13 também será positivo pois você TEM 13.
b) - 4 + 9 = +5. Veja que 4 está negativo (então você deve 4) e 9 está positivo (então você tem 9). Se você tem 9 e deve 4, paga-se a conta e você ainda fica com 5. Como você TEM 5 , ele fica positivo.
c) 4 - 9 = -5 . Veja que 4 está positivo (então você tem 4) e 9 está negativo (então você deve 9). Se você deve 9 e só tem 4, você paga a conta mas ainda fica devendo 5, como você DEVE 5, ele fica negativo.

Não esqueça, é claro que, a regra geral pra adição e subtração é: na adição de números inteiros com sinais iguais soma-se e conserva-se o sinal. Na adição de números inteiros com sinais diferente, subtrae-se e conserva-se o sinal do número que tiver maior módulo.


2 - NA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Aqui basta você ter em mente a seguinte regra: SE OS SINAIS SÃO IGUAIS O RESULTADO É POSITIVO, SE OS SINAIS SÃO DIFERENTES, O RESULTADO FICA NEGATIVO:
+ e + = +
- e - = +
- e + = -
+ e - = -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.